Ela voltou!


Aaa, eu tava com saudade da Elefoa. Não por acaso, agora ela tem um lugarzinho especial no renovado Chiqs Corp:

É o Consultório Sentimental da Elefoa Cor-de-Rosa!!! que está sendo inaugurado hoje, nesse momento! Cheeers!

Aproveitando o embalo, espero que fique tri essa nova land da Chiqs. Ainda falta arrumar uma cousinha e outra e acrescentar outras tantas, mas vamos pro ar desde djá.


Escrito por Chiq! às 16h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Expo no Rio


Estou participando de uma exposição muito legal no Rio, que ocorre como um dos eventos do ano da França no Brasil, e se chama "Oulipo, a escrita em jogo''.

Em 1960, o escritor e poeta Raymond Queneau e o matemático François Le Lyonnais fundaram a Oulipo ( Ouvroir de Littérature Potentielle ou Abertura do Potencial da Literatura ), movimento criado com o fim de explorar as possiblidades criativas de se contar uma história, usando sempre as estruturas básicas, regras e os limites da narrativa como princípio para execícios experimentais. O chamado “princípio das restrições”.

Mas só em 1992, a partir da iniciativa do coletivo de quadrinhistas franceses L’Association ( Ouvroir de la Bande Dessinée Potentielle ou Abertura do Potêncial dos Quadrinhos - bã ), surgiu a Oubapu, seguindo a mesma premissa só que adaptada para a lingauem dos quadrinhos, com o propósito de testar possibilidades narrativas e desenhais! Existem quadrinhos palíndromos, ambigramas, com dobraduras, pluri-leitura, hibirdização, repetição...e por aí vaee.

Enfim, para mais detalhes, clique aqui!

Redimensionei minha singela participação para postar aqui no blog: 

Quem estiver a fim de conferir ao vivo e ainda filar uns drinks, é só aparecer hoje na ABL (RJ), a partir das 17hs.

BEJAUM.


Escrito por Chiq! às 12h37
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



A mesma, no repeat


Desde ontem uma musiquinha ecoa pelo quarto onde eu habito. Ela se chama Linda Flor (Ai, Iôiô) e foi composta originalmente em 1928 pelo pianista, arranjador e maestro de formação clássica, Henrique Vogeler. Ele nem sabia que tinha acabado de criar um gênero muscial que aprecio muito, o Samba-Canção!

A história dessa música é comprida. Teve diversas letras, feitas por diversos compositores, porém a sua derradeira versão é essa, a cantada pela Aracy Côrtes, dama do teatro de revista carioca. Instatisfeita com a letra, a moça pediu para Marques Porto e Luiz Peixoto, diretores da peça Miss Brasil, na qual estrelava, que fizessem uma letra em que ela se sentisse mais a vontade para cantar no palco. Tipo, com mais apelo popular. 

Resumindo: existem quatro versões iniciais, gravadas entre 1928 e 1930, por quatro intérpretes, com quatro letras e quatro títulos diferentes para a mesma música composta por Henrique Vogeler. Apenas uma sobreviveu! Uma canção que enfrentou tortuoso parto e só nasceu quando encontrou sua primeira grande intérprete, Aracy Côrtes!

          Valeu Aracy!

Fiz um deseinho, aproveitando a situação para presentear o esposo: 

Quer ouvir a graça e beleza dessa linha melódica? É só clicar aqui ó!


Escrito por Chiq! às 13h50
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Blog Action Day


 Um blog sozinho não pode fazer muito, mas se toda blogosfera postar alguma mensagem sobre consciencia ambiental já é alguma coisa.

 Pisc!

 É com esse objetivo que surgiu o Blog Action Day!,  evento que acontece há 2 anos no dia 15 de outubro e reúne blogueiros de todo mundo para postar sobre um assunto específico. Esse ano são as mudanças climáticas.

  

 Já faz um tempinho que eu e a Samantha Buglione estamos participando de um projeto do Fundo Brasil de Direitos Humanos, através do Intituto Antígona.

 O trecho acima é de um quadrinho que ainda está em fase de produção. E tá ficando trimassa!

 


Escrito por Chiq! às 16h07
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



A marca da maldade


Ê! Folhateen de amanhã!!! Hoje é por aqui mesmo.


Escrito por Chiq! às 17h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Nopz


Fiz essa tira há uns meses atrás; foi recusada pela revista em questã. Mesmo sendo sem graça me diverti quando desenhei. Hua.

 


Escrito por Chiq! às 13h38
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Alguém notou?


Que a cara do blog tá ficando diferente?  Pois é pessoal, em breve vamos dar jeito em tudo isso aqui. O blog estará mais bonitinho visualmente e atualizado com mais freqüência. O site, tão abandonado, também ganhará uma vida extra. Agradecimentos ao Alexandre, que me aguenta dia e noite no MSN ou Gtalk trocando e arrumando pacientemente qualquer pontinho que eu ache feio ou errado. Enfim, altas novidaaaudeeez. Também estou tentando juntar um monte de coisa velha, desenhos publicados e recusados da minha curta trajetória depois que (com muita análise ) me aceitei como cartunista. 

  Hehehe.

Nesse meio tempo não consegui acabar nenhuma das histórias maiores que tou fazendo, mas até que foi bom, resolvi ver se aprendo a fazer umas tirinhas, só pra não deixar tudo vazio.

 


Escrito por Chiq! às 16h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




stumble facebook twitter rss